Blog

Celebre o Amor

Celebre o Amor

No mês dos namorados, celebre o amor na Pousada da Amendoeira.

A gente promete o cenário perfeito para você construir memórias lindas com quem ama.

E, para facilitar a sua vinda, preparamos tarifas especiais com direito a um mimo para os apaixonados: um happy hour romântico a beira mar!

Na paradisíaca Praia do Toque, no mar quentinho de Alagoas, apenas nove bangalôs abrigam nossos poucos hóspedes. Nós garantimos o sossego da natureza, a beleza de um dos pedaços mais exuberantes do litoral brasileiro e uma cozinha que vai te deixar apaixonado pela vida.

Ah… o “eu te amo” fica por sua conta, tá?

Turismo Consciente

Turismo Consciente

Seguem algumas dicas pra você cuidar da Rota Ecológica enquanto desfruta dos passeios pela região:

Observe e se informe sobre os horários das marés para planejar suas atividades e evitar situações imprevistas e potencialmente perigosas. O passeio às piscinas naturais ocorre durante a maré baixa!

Ao mergulhar nas piscinas, passe protetor solar com antecedência e utilize apenas protetor à prova d’água, pois óleos e cremes prejudicam os corais.

Não alimente os peixes, saguis e outos animais selvagens pois pode colocar em risco a saúde e equilíbrio da fauna e flora local.

Não pise nem toque nos corais. Eles são animais muito frágeis e morrem facilmente. Alguns organismos possuem substâncias irritantes e tóxicas que podem te machucar se você pisar ou tocar neles.

Leve o lixo produzido a um local apropriado para coleta! Nunca jogue lixo no mar pois isso é prejudicial à fauna marinha!

Não colete nada nem compre artesanato feito com animais marinhos. Do passeio, leve apenas memórias e fotografias!

Ao avistar um peixe-boi, não se aproxime, não toque, nem ofereça alimentos e bebidas. Ele é um animal selvagem e está ameaçado de extinção no Brasil!

Obrigado por cooperar com a saúde e com o turismo sustentável da Rota Ecológica!

Saúde Sustentável

Mesa Amendoeira

Aqui na Amendoeira, o termo “cozinha saudável” é sinônimo de uma comida ao mesmo tempo nutritiva e saborosa. Por isso, as receitas do cardápio são elaboradas com ingredientes frescos, integrais, sem frituras e de alto valor nutricional. Nossa principal escolha recai sobre produtos orgânicos saídos do nosso próprio quintal ou adquiridos de produtores da região.

A experiência gastronômica que procuramos proporcionar a você também está ligada à busca pelo mínimo impacto na natureza que nos rodeia. Além de toda sobra de comida virar adubo, evitamos ao máximo o uso de embalagens e destinamos resíduos não orgânicos à reciclagem.

mestiço

Estamos prontos para adaptar o seu pedido a intolerâncias e alergias alimentares. No cardápio, você encontrará indicação dos pratos que são ou podem se tornar vegetarianos.

Venha comer, beber e viver bem conosco, estamos te esperando!

Uma Aventura Mágica

oficina_video_yande_78

Quando decidimos nos mudar para São Miguel dos Milagres, nosso desejo sempre foi o de contribuir para preservação da região. A verdade é que nos encantamos pelo lugar e decidimos chamá-lo de nossa casa. Amamos o desafio de manter um negócio sustentável, que beneficie nossos funcionários e hóspedes. É isso que nos move desde 2008, quando decidimos cuidar da Pousada da Amendoeira.

É claro que essa escolha diz muito do nosso estilo de vida. Mas a vontade maior sempre foi a de fazer com que a nossa presença no povoado contribuísse para o bem-estar das pessoas que fazem desse lugar um paraíso tão especial. Foi por isso que nos envolvemos com a criação do Instituto Yandê, uma ONG idealizada por moradores da região, unidos pelo desejo de realizar projetos de educação, cultura e preservação ambiental com a comunidade. O Yandê nasceu em 2012. De lá pra cá, sempre numa ação coletiva, temos realizado uma série de projetos dos quais nos orgulhamos muito (Conheça mais do Yandê aqui.)

E na semana passada, realizamos um sonho antigo. Há mais de dois anos, planejamos trazer para São Miguel dos Milagres um projeto lindo que cultiva nas crianças o desenvolvimento da habilidade de contar histórias, além de ensinar conceitos básicos de produção audiovisual. Nos apaixonamos pelo projeto das oficinas de vídeo que a documentarista recifense Maria Eduarda Andrade realiza com crianças. Ela levou o trabalho para cidades do sertão pernambucano, com recursos do Fundo de Cultura estadual. Depois de ver a beleza que foi o projeto, nós reunimos esforços e trouxemos a oficina pra cá.

oficina_video_yande_11

As crianças criaram o roteiro coletivamente, depois de terem desenvolvido histórias pessoais com o tema de “Uma História Minha”. A oficina aconteceu durante uma semana, de segunda à sexta-feira, em sessões de três horas diárias. Foi lindo ver o interesse delas crescendo durante a semana, observar a evolução do processo criativo de cada um.

oficina_video_yande_26

oficina_video_yande_66

E foi emocionante ver nosso sonho virando realidade. As ruas do povoado do Toque foram invadidas por seres mágicos: teve bruxa, sereia, fada. Teve um neto corajoso, uma busca mágica por um avô sumido. Tiveram amigas leais e corajosas. Teve uma velha viúva fumando cachimbo numa casa abandonada. Teve um avô perdido construindo uma casa numa dimensão mágica.

oficina_video_yande_97

oficina_video_yande_90

oficina_video_yande_80

oficina_video_yande_96

oficina_video_yande_105

Não faltaram sorrisos e risadas na exibição do filme feito pelas crianças. Em sessão a céu aberto, no último sábado à noite, exibimos com orgulho o curta-metragem “Uma Aventura Mágica”. Pra atender aos pedidos de repeteco da plateia, o jeito foi exibir o filme quatro vezes.

exibicao_video_yande_16

exibicao_video_yande_15

A Amendoeira comemora, com muita emoção e orgulho, o trabalho criativo e a realização das crianças de São Miguel dos Milagres.

Escolha o seu cantinho...

Mapa Amendoeira

Para os que ainda não conhecem a Amendoeira, segue um mapa com a localização de nossos bangalôs e demais estruturas da pousada. Esperamos que ele ajude na escolha de quarto e facilite na “mentalização” das férias conosco…

Aguardamos vocês!

Com carinho,

Equipe Amendoeira

Palmeira de Todos os Viajantes

10 Palmeira - deck piscina

Conheça o Palmeira do Viajante, nosso mais novo bangalô, inaugurado em Março de 2014!

Cercado por coqueiros e frondosas palmeiras do viajante, o bangalô oferece amplitude e conforto sem abrir mão do aconchego.

Na área interna: ampla sala com bar e pequeno jardim interno, quarto com cama de casal super king e 2 banheiros – 1 deles com banheira de ofurô.

Na área externa: jardim privativo com piscina e varanda com redes.

Acomoda até quatro pessoas, duas no quarto em cama de casal e duas na sala em camas de solteiro.

Para mais informações, entre em contato com nosso setor de reservas: [email protected]

Piscina

Quarto Casal

Mail Attachment

banheiro casal

sala

bar

9 bangalô Palmeira - varanda

Feliz 2014!!!

deck Amendoeira

Entramos em 2014 com o pé direito – descalço, cheio de areia e dentro d’água, é claro!

Para começar o ano conosco, dê uma espiada na matéria do jornal Inglês “The Guardian”, onde saímos como destino de 2014: “Holiday Hotspots: Where to go in 2014” – The Guardian UK – Fri, Jan 03, 2014.

Desejamos um ano repleto de sol e mar!

10 motivos para visitar São Miguel dos Milagres

Feliz Destino

1. São Miguel dos Milagres é um paraíso intocado pelo turismo em massa. A região oferece uma experiência única e serena que combina praias desertas e pousadas tranquilas.

2. As águas sempre mornas e verde esmeralda da Praia do Toque convidam a banhos longos e relaxantes. Se você tiver a sorte de estar aqui na Lua cheia, banhos noturnos certamente se transformarão em momentos inesquecíveis.

3. A faixa de areia branca em meio à incontáveis coqueiros na Praia do Morro. Só é possível chegar a esta praia através de uma rápida travessia de barco pelo rio Camaragibe, então não espere nada menos do que a sensação de estar em uma ilha deserta.

4. As barreiras de corais e piscinas naturais estão somente a alguns passos da praia. Para uma experiência diferente, jangadas e barcos podem te levar para explorar a vida marinha.

5. Dar um mergulho nas águas do rio Tatuamunha, embarcar em um tour guiado para observação dos peixes-boi em seu habitat natural e apoiar a preservação destes animais.

6. Aqui existem atrativos para todos os gostos. Você pode se integrar à natureza em passeios de caiaque, olhar o fundo do mar fazendo snorkeling ou mergulho autônomo, se deixar levar pelo vento em um windsurf, dar longas caminhadas pela praia ou simplesmente aproveitar o sol na areia até cair a noite.

7. Absorva as surpreendentes paisagens da região, desde a vista panorâmica do Mirante do Farol até o pôr do sol mágico em uma jangada ou o nascer da lua nas águas cristalinas do mar alagoano.

8. Se aventure em um passeio de bicicleta pelos povoados vizinhos, onde o tempo parece ter parado por gerações. Experimente a simpatia e hospitalidade das comunidades locais e aproveite para apreciar o artesanato da região.

9. A comida nordestina é a expressão de seu povo: uma combinação colorida de raças e descendências. Comece o dia experimentando tapiocas de goiabada e queijo coalho, se delicie com um banquete de frutos do mar frescos no almoço e celebre a vida tomando caipirinhas exóticas ao pôr do sol.

10. Pousada da Amendoeira! Se você cultiva o amor pelo ar livre, sol, brisa fresca, barulho do mar…e acredita que a felicidade está, muitas vezes, em momentos de simplicidade, como andar descalço na areia, venha conhecer nosso lugar quase secreto. Tudo em nosso espaço transpira charme e tranquilidade, onde exclusividade e simplicidade estão espalhadas pelos oito bangalôs e por todo o jardim da Pousada, que se mistura às águas calmas e cristalinas da Praia do Toque. Detalhes preciosos se revelam nos pães, bolos e granola artesanais no café da manhã e continuam nas delícias dos petiscos à beira-mar, até chegar na releitura de pratos contemporâneos com toques regionais. Dias de descanso e mimos despretensiosos, especiais como só as melhores coisas de vida devem ser.

E se você é dos que já conhecem São Miguel dos Milagres, sabe que não precisa de motivos racionais para voltar…

Cidade Verde, Rio Vivo!

Logo Cidade Verde Rio Vivo

Movimento Cidade Verde Rio Vivo! realiza semana de debates e mutirões de limpeza em Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres

A rota ecológica hoje é reconhecida como uma das áreas costeiras mais preservadas do Brasil. Algumas de suas praias, como Toque, Lages e Patacho, figuram em revistas especializadas entre as 10 mais bonitas do país. Uma paisagem bucólica, praticamente desabitada, tomada pela monotonia dos coqueirais e dos mares esverdeados, com águas calmas e quentes.

Mas toda essa tranquilidade hoje é ameaçada pela ocupação humana desordenada. Construções em áreas de preservação, como nos manguezais e restingas. Lixões se formando à margem dos rios e nas praias. Pequenos riachos se transformando em “línguas negras” que levam esgoto para as praias, além do desmatamento e da caça predatória no pouco que resta de manguezal e mata atlântica. Muitas famílias moram em casas de taipa e nem sequer possuem banheiro, utilizando o rio e o mangue para as suas necessidades fisiológicas e domésticas.

Todas estas mazelas criadas pelo ser humano ameaçam a conservação deste paraíso que é uma região prioritária para a conservação do mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil: o peixe-boi marinho.

O Movimento Cidade Verde Rio Vivo! foi criado em novembro de 2011 após diversas reuniões e debates entre representantes da Pousada da Amendoeira, do CMA/ICMBio e da ONG Vila Toque da Taipa. Antes da criação do movimento, a Pousada da Amendoeira já colocava lixeiras e realizava mutirões de limpeza nas praias de São Miguel dos Milagres. O CMA/ICMBio é o Centro Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes, autarquia federal responsável pelo Projeto Peixe-boi Marinho. E a Vila Toque de Taipa, criada por iniciativa da Pousada do Toque, tem sede em Porto da Rua e desenvolve projetos educativos e de geração de renda para a comunidade.

Hoje o movimento representa a união e a organização deste grupo e já conta com o apoio das prefeituras e outros atores importantes. Tem como objetivos principais: promover ações educativas e articulações com a sociedade e o poder público pela conservação dos estuários e praias da região. Mas tudo isto só será possível com a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais, onde falta água canalizada, esgoto sanitário e coleta seletiva. Assim, o movimento se propõe a trabalhar na mão-dupla pela mobilização do poder público em conjunto com a sociedade.

O lançamento do movimento será em 12 de dezembro na praça do Povoado Lages, em Porto de Pedras, com a exibição de vídeos ambientais e apresentação do movimento. No dia seguinte será realizado um mutirão de limpeza do manguezal no mesmo povoado. Durante a semana haverá exibição de vídeos todas as noites em locais estratégicos. No dia 15 outro mutirão de limpeza do manguezal no Povoado de Porto da Rua em São Miguel dos Milagres e o encerramento será no “Redondo” da praça da Matriz em São Miguel.

Confira a programação e participe. Mais informações no Facebook do Movimento e no Facebook da Amendoeira ou pelos telefones: (82) 3295-1213, 3298-1388, 32951215.

abraços verdes,

Pousada da Amendoeira e Movimento Cidade Verde, Rio Vivo!

Paraíso Brasileiro

coral reef at s. miguel dos milagres

Pessoal,

Acompanhem a matéria que saiu sobre o nosso cantinho de paraíso no jornal Irlandês “Irish Times”: Paradise found in Brazil – The Irish Times – Sat, Oct 08, 2011

Abraços,

Equipe Amendoeira

Estampando São Miguel dos Milagres

Oficina Estamparia - S. Miguel dos Milagres - Maio 2011

Em Maio deste ano, iniciamos uma frutífera parceria com as designers Bete Paes e Joana Lira.

A parceria nasceu de um sonho de Joana (fã de carteirinha de S. Miguel!), Jessy e Tsachi (proprietários da Amendoeira) e Gil (artesão e garçom da pousada) de incentivar a atividade artesanal da região como meio de vida sustentável e geração de renda para jovens e mulheres da comunidade.

Deste sonho, surgiu a primeira oficina de estamparia, ministrada por Bete e Joana (e organizada por nós da Amendoeira) entre os dias 2 a 6 de Maio de 2011.
Neste primeiro módulo da oficina, que contou com 15 participantes, dentre eles jovens e mulheres dos povoados do Toque, Porto da Rua e Tatuamunha, foi introduzida a técnica de estamparia com estêncil para a criação de produtos artesanais com identidade própria e com design de qualidade.

O produto final desta primeira oficina está, não só estampado em belíssimos jogos americanos e ecobags, mas também nos sorrisos de 15 novos artesãos.
Desde então, cada um introduziu, de sua maneira, a estamparia ao seu cotidiano: seja criando e comercializando novos produtos, introduzindo a técnica em artesanato que já elaboravam ou estampando as suas próprias casas.
O grupo já foi convidado pela prefeitura de S. Miguel dos Milagres a pintar o auditório municipal e em breve estará inaugurando um atelier e loja no Povoado do Toque.

Confira: as fotos da oficina em nosso álbum!

Faça parte: Para saber mais, contribuir e participar de nossos projetos, dividir as suas idéias e opiniões e receber informações sobre as próximas oficinas, por favor entre em contato por email ou facebook.

Noites estreladas, jantares românticos, luais e festas no jardim ...

Jantar no Jardim

Uma estadia conosco promete deliciá-los de dia e mimá-los a noite!

Todas as noites, o jantar é preparado criativamente por nossa equipe de cozinheiros (usando peixes e frutos do mar fresquinhos, ingredientes de nosso jardim e iguarias locais e globais) e servido em nosso restaurante ou ao ar livre.

Comemorando uma ocasião especial? Peça à nossa equipe para lhe preparar um jantar à luz de velas na praia, na privacidade do seu bangalô ou no jardim!

Ou junte-se a nós em uma de nossas festas no jardim ou em um de nossos luais “pé na areia”, com música ao vivo, comidinhas especiais e muita alegria …

Veja mais em nosso álbum de fotos!

Bom Apetite!

Equipe Amendoeira

Bem Vindos Guga e Assu!

peixe boi marinho

Caros amigos,

Hoje pela manhã, tivemos o prazer de acompanhar a chegada de mais dois peixes-boi ao rio Tatuamunha (Porto de Pedras/AL)

A translocação de “Guga” e “Assu” faz parte do programa de reintrodução de peixe-boi marinhos, desenvolvido pelo Projeto Peixe-boi/ICMBio e parceiros, com o objetivo de recolonizar uma área de ocupação histórica e conectar populações isoladas, contribuindo assim para a conservação da espécie.

Antes de ganharem a liberdade e conhecerem os outros peixes-bois do rio, Guga e Assu passarão por um período de readaptação no recinto construído no leito do rio Tatuamunha. A intenção é que os mesmos se adaptem às condições de correntes, temperatura e turbidez da água e variação de marés antes da soltura definitiva.
Boa sorte aos nossos novos amigos e parabéns pelo excelente trabalho da turma do Projeto Peixe Boi!

Saudações,

Amendoeiros

Acompanhe também na nossa página do Facebook
E saiba mais sobre o Peixe Boi nesta matéria da Revista National Geographic

Dias de Sol

Gostaríamos de agradecer a todos pela preocupação e carinho na época das chuvas… Foi com muita tristeza que acompanhamos as tragédias em Alagoas e Pernambuco, mas, por outro lado, foi extremamente emocionante ver tantas reações de hóspedes do Brasil inteiro, sejam através de emails e telefonemas preocupados ou de doações para as famílias atingidas.
Por sorte, as chuvas foram mais amigáveis por aqui, e S. Miguel dos Milagres não foi afetada. A nossa região continua linda e abençoada por dias de sol!
Beijos,
Família Amendoeira

Nossa Aposta

Rio Tatuamunha

O Brasil ainda não é a Costa Rica, cujo PIB é composto em boa parte pelo turismo desenvolvido em seus parques nacionais (mais de 6%) do total, mas acreditamos que a tendência aqui é a mesma: cada vez mais gente vai valorizar lugares preservados, calmos e que mantém sua energia original. É o que faz da Praia do Toque e de São Miguel dos Milagres, como de toda Costa dos Corais, um dos pontos mais especiais do litoral do País, e que merece todo nosso esforço para continuar assim…

Energia e paz,

Equipe Amendoeira

Bem-Vindos!

Bem-vindos ao blog da Pousada Amendoeira! Neste espaço vamos poder conversar mais, atualizar vocês das novidades da nossa casa e da região da praia do Toque e de São Miguel dos Milagres. Estamos vivendo uma nova fase na pousada, com várias ideias e projetos em andamento para melhorar nossos espaços, ambiente e serviços. Ah, o site também é novo, com mais informações, muitas fotos (thanks Fernanda!) lindas, entre outras novidades, esperamos que vocês gostem e passem por aqui!

Beijos,

Equipe Amendoeira