Uma Aventura Mágica

oficina_video_yande_78

Quando decidimos nos mudar para São Miguel dos Milagres, nosso desejo sempre foi o de contribuir para preservação da região. A verdade é que nos encantamos pelo lugar e decidimos chamá-lo de nossa casa. Amamos o desafio de manter um negócio sustentável, que beneficie nossos funcionários e hóspedes. É isso que nos move desde 2008, quando decidimos cuidar da Pousada da Amendoeira.

É claro que essa escolha diz muito do nosso estilo de vida. Mas a vontade maior sempre foi a de fazer com que a nossa presença no povoado contribuísse para o bem-estar das pessoas que fazem desse lugar um paraíso tão especial. Foi por isso que nos envolvemos com a criação do Instituto Yandê, uma ONG idealizada por moradores da região, unidos pelo desejo de realizar projetos de educação, cultura e preservação ambiental com a comunidade. O Yandê nasceu em 2012. De lá pra cá, sempre numa ação coletiva, temos realizado uma série de projetos dos quais nos orgulhamos muito (Conheça mais do Yandê aqui.)

E na semana passada, realizamos um sonho antigo. Há mais de dois anos, planejamos trazer para São Miguel dos Milagres um projeto lindo que cultiva nas crianças o desenvolvimento da habilidade de contar histórias, além de ensinar conceitos básicos de produção audiovisual. Nos apaixonamos pelo projeto das oficinas de vídeo que a documentarista recifense Maria Eduarda Andrade realiza com crianças. Ela levou o trabalho para cidades do sertão pernambucano, com recursos do Fundo de Cultura estadual. Depois de ver a beleza que foi o projeto, nós reunimos esforços e trouxemos a oficina pra cá.

oficina_video_yande_11

As crianças criaram o roteiro coletivamente, depois de terem desenvolvido histórias pessoais com o tema de “Uma História Minha”. A oficina aconteceu durante uma semana, de segunda à sexta-feira, em sessões de três horas diárias. Foi lindo ver o interesse delas crescendo durante a semana, observar a evolução do processo criativo de cada um.

oficina_video_yande_26

oficina_video_yande_66

E foi emocionante ver nosso sonho virando realidade. As ruas do povoado do Toque foram invadidas por seres mágicos: teve bruxa, sereia, fada. Teve um neto corajoso, uma busca mágica por um avô sumido. Tiveram amigas leais e corajosas. Teve uma velha viúva fumando cachimbo numa casa abandonada. Teve um avô perdido construindo uma casa numa dimensão mágica.

oficina_video_yande_97

oficina_video_yande_90

oficina_video_yande_80

oficina_video_yande_96

oficina_video_yande_105

Não faltaram sorrisos e risadas na exibição do filme feito pelas crianças. Em sessão a céu aberto, no último sábado à noite, exibimos com orgulho o curta-metragem “Uma Aventura Mágica”. Pra atender aos pedidos de repeteco da plateia, o jeito foi exibir o filme quatro vezes.

exibicao_video_yande_16

exibicao_video_yande_15

A Amendoeira comemora, com muita emoção e orgulho, o trabalho criativo e a realização das crianças de São Miguel dos Milagres.